INÍCIO / CLUBE / HISTÓRIA
 

O sonho cumpre-se numa longa história

O Clube Desportivo de Tondela (C.D.T.) cumpriu em 2015 82 anos de história, confirmando um legado e currículo de importância extrema na região de Besteiros.

Vai já longínquo o ano de 1933, quando as forças vivas de Tondela decidiram fazer da união bandeira e se procedeu à fusão dos dois grandes clubes de então na localidade.

Tondela Futebol Club e Operário Atlético Clube, com poucos anos de vida, colocaram as diferenças de parte e num nobre gesto de cidadania e desportivismo uniram forças, levando à fusão daqueles dois emblemas, para fundar o verdadeiro e grandioso Clube Desportivo de Tondela, fazendo dele o grande bastião desportivo do concelho que se viria a tornar, também, do distrito e de toda uma região.

Não durou muito até que o CD Tondela alcançasse os seus primeiros feitos. Sete anos depois, a equipa sénior sagrar-se-ia campeã distrital da 1.ª Divisão, feito repetido no ano imediatamente a seguir.

Nas décadas seguintes, o Tondela averbou vários títulos distritais, começando a consolidar um caminho de vitórias com um único propósito: cimentar o clube nos campeonatos nacionais.

Mas só na década de 80 o Clube Desportivo de Tondela chegou à 3.ª Divisão Nacional. Em 1985, o clube sagra-se campeão distrital e ascende pela primeira vez a uma prova da Federação Portuguesa de Futebol, onde ficou até 1989.

Em 1994, o CDT inicia uma caminhada áurea pelos nacionais, conseguindo aí a subida pela primeira vez à 2.ª Nacional, onde permaneceu até 97, altura em que cai na 3.ª Nacional para em 1999 não evitar o regresso aos distritais.

Esta caminhada na década de 90 poderá hoje ser considerada como um ensaio geral daquilo que a história haveria de reservar para o clube já no novo milénio.
A esse novo rumo que o Desportivo tomaria, não poderemos dissociar a chegada do actual presidente Gilberto Coimbra já que logo em 2005 o clube conquista o campeonato distrital da Associação de Futebol de Viseu, juntando-lhe depois a Taça Sócios de Mérito.

O clube regressa aos Nacionais de onde nunca mais saiu até hoje. Durante quatro épocas, o Desportivo lutou por outros vôos e em 2009 consegue o título de Campeão Nacional da 3.ª Divisão.
Já na 2.ª Divisão Nacional, bastaram três épocas de um CD Tondela sempre perto do topo da classificação para que mais um sonho se realizasse pois em 2011/2012 os auriverdes vencem a Zona Centro e garantem a subida à Segunda Liga num play-off disputado com Varzim e Fátima.
Escreveu-se história! O C.D. Tondela chega ao futebol profissional e assume-se definitivamente como o clube mais representativo do concelho, distrito e região da Beira Alta.


Mas o ponto de honra estava ainda por consumar. O concretizar de um sonho que se tornou realidade no inesquecível dia de 24 de Maio de 2015 quando o CD Tondela, culminando uma época áurea no segundo patamar do futebol português, garante em Freamunde a inédita mas tão esperada subida à Primeira Liga e ainda lhe junta o título de campeão da Segunda Liga.


Um ciclo de 10 anos que Gilberto Coimbra liderou colocaram então o clube numa espiral de vitórias desde os distritais ao topo do futebol nacional.
Mas não só de seniores vive o “museu” do CDT pois o clube garantiu também, ao longo destes anos, alguns troféus importantes na sua formação e, nomeadamente, nas suas equipas de futebol de 11.

O Tondela conta com três títulos de campeão de juniores (1974/1975, 1982/1983 e 2012/2013), dois de juvenis (1993/1994 e 2013/2014) e um de Iniciados (2013/2014). Em 2003 e 2006, a equipa júnior do C.D. Tondela alcançou a fase final de acesso aos nacionais, embora não conseguindo o título e a subida, o mesmo acontecendo com Juvenis e Iniciados em 2012/2013.
O feito maior da formação do Tondela foi também alcançado em 2015 com os Juniores a garantirem também a inédita subida à 1ª Divisão Nacional do escalão.

Nesta campanha promissora não queremos nem desejamos que se coloque um ponto final mas ansiamos sim que uma vírgula nos permita nos próximos anos aumentar esta história com os mais belos capítulos da vida do Clube Desportivo de Tondela.
 

 
 
SONDAGEM
Qual a sua expectativa de classificação na época 2016-2017?
1º ao 5º
6º ao 10º
11º ao 15º
16º ao 18º
 
  
 
 
 
      

 
PÁGINA INICIAL  .  POLÍTICA DE PRIVACIDADE  .  TERMOS DE UTILIZAÇÃO
POWERED BY IVICEVERSA