INÍCIO / MEDIA / TODAS AS NOTÍCIAS / EXAMES FEITOS
Tudo pronto para o regresso aos treinos
 
 

5/4/2020
EXAMES FEITOS
Tudo pronto para o regresso aos treinos



Esta segunda-feira foi reservada à realização dos exames serológicos para todo o plantel principal do CD Tondela, equipa técnica e restante staff.



Com o Estádio João Cardoso a servir de base para estes exames, o Diretor Clínico dos auriverdes, Dr. Eduardo Mendes, explicou a importância destas análises, bem como de todo o protocolo de segurança e higiene que vai está em vigor a partir de agora. “Hoje fizemos uma primeira abordagem da doença, da pandemia, um teste de imunidade, ou seja, um teste de hemoglobinas, que é baseado no sangue que é para saber se houve ou não contacto com a doença. Este dá-nos uma ideia se houve ou não contacto com o vírus, mas não nos identifica o vírus, o teste PCR é o teste de diagnóstico correto da presença ou não do vírus e os dois [testes] complementam-se”.



Após os exames de hoje, realizados por um laboratório externo, os jogadores beirões voltam na terça-feira aos relvados para treinos individuais, em circuitos completamente separados. “Cada jogador entra em campo com um técnico a acompanhar e com um responsável do departamento médico e entrarão em circuitos independentes, sairão por circuitos diferentes, e nunca se irão encontrar em nenhuma dessas fases”, explicou o diretor clínico.



Esta é uma forma de “manter o rigor das medidas da Direção Geral da Saúde (DGS) como o distanciamento social” e “o uso de máscara sempre nas instalações e nos circuitos”, pormenoriza.



Levam a sua própria roupa de casa e têm a bola higienizada e tudo o que é pessoal ficará com eles e usam máscara no circuito, claro que no treino não, tanto nesta fase individual como depois, no treino conjunto, que em princípio será na próxima semana”, assumiu.



Amanhã é dia de regresso aos treinos. A bola vai voltar a rolar no nosso João Cardoso.



Confere as imagens dos exames aqui e as declarações do Dr. Eduardo Mendes aqui